top of page

APRESENTAÇÃO 

 TRAJETÓRIA

 

Em 1974 o diretor, ator, arte-educador e jornalista Marcondes Mesqueu funda o ASFALTO PONTO DE PARTIDA com a intenção de levar oficinas e espetáculos para todos os públicos.

 

O início da história do ASFALTO PONTO DE PARTIDA se confunde com a vida de seu fundador.

 

Em 1969 integra o espetáculo QUERO SER GENTE dirigido pelo ator Milton Martins no teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, subúrbio do Rio.

 

No ano de 1971 ingressa na Escola de Teatro Martins Pena e na Faculdade de Comunicação.

 

Nesse momento inicia sua caminhada rumo ao hoje. 

 

O ASFALTO PONTO DE PARTIDA, reúne sonho e vontade de trabalhar com arte e cultura.

 

Colaboramos com a construção de uma sociedade preocupada com o homem e um homem preocupado com a sociedade.

 EVOLUÇÃO

 

No inicio o ASFALTO PONTO DE PARTIDA se dedicava as artes cênicas. Com o tempo passa a atuar em outras frentes abrindo seu leque de atividades.

 

O amadurecimento das experiências se dá indo ao encontro de todos os públicos.

 

Destacamos comunidades carentes, profissionais do sexo, jovens infratores, comunidade carcerária, pacientes de saúde mental, crianças e jovens portadores de necessidades especiais,...

 

Algumas instituições onde atuamos:

 

AMOCAVIM, Anjinhos Feliz, SOLAZER, IEVA, Fundação Santa Cabrine, Canto da Paz, Manicômio Judiciário Henrique Roxo, CPRJ, Fundação Parques e Jardins, MAM, ...

 MISSÃO

 

Direitos Humanos, Auto Estima, Meio Ambiente são as forças que impulsionam cada ação do ASFALTO PONTO DE PARTIDA.

 

Formamos pensadores e multiplicadores que estejam focados na Cultura da Paz.

 

O ASFALTO PONTO DE PARTIDA é itinerante.

 

Onde houver necessidade e formos convidados buscaremos meios de estarmos presente.

 

Como canta o poeta Milton Nascimento: 

“Todo artista tem de ir onde o povo está”.

DESABAFA MARCONDES

 

Estamos indo até hoje. Essa estrada é longa e cabem mais “muitos”. O convite está feito.

 

O ASFALTO PONTO DE PARTIDA é artista da vida. Somos uma instituição de ações, trocas e encontros.

 

A caminhada é o nosso Maestro.

ASFALTO PONTO DE PARTIDA, nome fantasia TEATRO ITINERANTE/RJ, é uma Associação sem fins lucrativos, não empresarial com os objetivos de respeitar a dinâmica da cultura nas suas diversas formas de apresentação territorial e regional ( nacional ou estrangeira ), trabalho social de combate as consequências dos abismos sociais garantindo seu atendimento sem discriminação de clientela ( atua na proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice, amparo às crianças e adolescentes carentes, ações de prevenção, habilitação, reabilitação e integração à vida comunitária de pessoas portadoras de deficiência, a integração ao mercado de trabalho, a assistência educacional ou de saúde, o atendimento e assessoramento aos beneficiários da Lei Orgânica da Assistência Social; (LOAS) e a defesa e garantia de seus direitos.), divulgar a arte em toda e qualquer modalidade ( produção de eventos, poesia, periódicos, exposições, publicação, áudio visual, festivais, seminários, cursos, oficinas, assessoria de imprensa etc...), práticas que garantam e respeitem as múltiplas existências e a saudável sustentabilidade do Meio Ambiente. Tem como atividade prioritária as artes cênicas.

 

ASFALTO PONTO DE PARTIDA foi fundado em 12 de agosto de 1976, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.Parágrafo Único – ASFALTO PONTO DE PARTIDA, nome fantasia TEATRO ITINERANTE/RJ poderá manter relações ou filiações com outras entidades culturais e artísticas.”

( do Estatuto / Art. 1° )

ASFALTO PONTO DE PARTIDA 

Nome fantasia: TEATRO ITINERANTE 

CNPJ: 42.585.901/0001-32 

 

Criação e divulgação:

CENASSESSORIA

 

bottom of page